História da SBMF

(Ex-Associação Brasileira de Médicos Assessores da Indústria Farmacêutica - ABMAIF)

Em 1967, o Brasil já tinha uma indústria crescente e uma imprensa médica pujante. Com a concepção de que tecnologia se comprava, houve estímulo oficial para que as companhias transnacionais viessem se instalar no Brasil. Devido a importantes mudanças políticas, as indústrias não tiveram condições de fazer pesquisa /desenvolvimento e o ciclo de transferência da tecnologia não se completou.

Em 1969, o FDA estipulou a obrigatoriedade dos ensaios clínicos controlados. Os médicos que já militavam na indústria farmacêutica no Brasil perceberam a necessidade de aprender a fazer corretamente estes ensaios e fundaram, em 1971, a SBMF, cuja meta era funcionar como um centro de estudos e de intercâmbio de informações entre seus membros. A entidade nunca teve caráter reivindicatório, no sentido trabalhista, tarefa deixada ao sindicato da classe médica.

A SBMF é a segunda associação do seu gênero no mundo, tendo sido precedida apenas pela co-irmã italiana. A Federação Internacional das Associações de Médicos Farmacêuticos - IFAPP foi criada depois da fundação da entidade brasileira. Esta colaborou na formação da IFAPP.

Desde a sua criação, a SBMF tem se preocupado com o aperfeiçoamento profissional de seus associados. Em quase todos os anos foram realizados congressos nacionais. Em dezembro de 2000 foi realizado o XXVI Congresso.

Em julho de 1983, a sociedade adquiriu sua sede própria, um imóvel localizado no centro comercial e hoteleiro da cidade de São Paulo, onde trabalhava e residia a maioria dos sócios.

Em 1985, tendo em vista o grande conjunto de conhecimentos médicos necessários para a atuação na indústria farmacêutica, a SBMF começou a promover o título de especialista em Medicina Farmacêutica. Fez-se um amplo planejamento conforme o modelo fornecido pela Associação Médica Brasileira - AMB. O título foi concedido, em bases rígidas, mas não houve condições para uma continuidade, especialmente para maior contato e ação política junto aos órgãos de classe com o objetivo de obter o reconhecimento do título pelo CFM e pela AMB.

Em 1988, a resolução 01/88 estabeleceu normas para o registro de produtos farmacêuticos e sua comercialização, tornando o profissional da Medicina Farmacêutica ainda mais requisitado e com nível diferenciado. Todavia, desde 1987 mudanças na orientação econômica e política trouxeram dificuldades para a indústria farmacêutica no Brasil.

Em 1988, nos EUA, foram estabelecidas as primeiras diretrizes ("guidelines") para o planejamento, execução e relato dos ensaios clínicos. Em 1993, a OMS aceitou e oficializou as GCP, que se implantaram nos demais países avançados e também chegaram ao Brasil.

Em 1996, a resolução 196/96 substituiu a 01/88 e incorporou definitivamente a necessidade de Boas Práticas de Ensaios Clínicos como guia para as empresas na condução de experimentos em seres humanos.

Graças ao seu trabalho persistente e sério, a SBMF obteve expressivo respeito das autoridades sanitárias brasileiras. Em conseqüência, diretores da entidade têm sido freqüentemente convidados a participar de comissões no Ministério da Saúde. Tradicionalmente, o Diretor-Presidente da ANVISA participa de nossos congressos anuais.
No Brasil, desde 1995 a SBMF vem tentando dar mais firmeza à especialidade com a criação de um curso específico. Um dos docentes que mais colaboraram para isto foi o Prof. Oswaldo Ramos, da UNIFESP-EPM. Graças a compreensão e esforço deste professor e do Prof. Artur B. Ribeiro, elaborou-se o I Curso de Especialização em Medicina Farmacêutica que transcorreu no ano de 2.000, cujos alunos, (compondo a turma "Oswaldo Ramos") receberam sua certificação no XXVI Congresso da entidade, em São Paulo. O Curso tem caráter de pós-graduação e a Universidade Federal de São Paulo é uma das Faculdades de Medicina mais importantes do Brasil.

Gestão 2000/2001

Mudança de nome ABMAIF para SBMF com alteração dos estatutos

Na gestão 2000/2001, a diretoria da entidade decidiu dar passos concretos para tornar realidade uma aspiração antiga dos associados que era composta de um conjunto de duas ações: a mudança de nome da entidade e a consulta aos associados para uma mudança nos estatutos.

A designação primitiva da entidade era “Associação Brasileira dos Médicos Assessores da Indústria Farmacêutica”. Sem demérito para qualquer tipo de assessoria, os conhecimentos, habilidades e atitudes dos médicos que vem trabalhando na indústria farmacêutica já estavam se configurando em funções complexas que iam muito além do cargo definido numa assessoria. A maioria dos médicos exerce cargos de gerentes, diretores e até presidentes das empresas onde trabalham. O nome da entidade não fazia jus a tais funções e responsabilidades.

Outra razão para mudança de nome foi o alinhamento com o nome correspondente na maioria das entidades equivalentes, em outros países.

A assembléia geral da entidade, realizada em dezembro de 2000 consultou os associados sobre a mudança de nome como também a mudança nos estatutos. Numa assembléia democrática e amistosa venceu a proposta de se manter a exclusividade para médicos, pois a inclusão de outros profissionais seria entrave contra o projeto de se obter o reconhecimento da Medicina Farmacêutica como especialidade.

Principais eventos gratuitos da SBMF, em 2002

DATA

LOCAL

TEMA

APRESENTADORES

Assinaram presença

21-01

FURP

Farmacovigilância e o papel do Ceatox

Cristina Sandron

(*)

03-04

Altana Pharma

Evitando erros em PC

Valdir Tadini

Helio Tedesco da Silva Jr.

Luiz Olympio

Marcelo Marotti

48

23-05

Altana Pharma

Desatando o nó da estatística

Thais Cocarelli

Ana Cristina Truzzi

Sonia Dainesi

38

25-06

Altana Pharma

Promoção e propaganda de medicamentos. A importância da RDC 102

Rita Castro

Fabricio collares

Edgarda da Veiga Lion Neto

Wellington Briques

50

06-08

Altana Pharma

Praticando MF no exterior

Mario Grieco

Paul Levison

Wellington Briques

André Feher

44

23-09

Altana Pharma

Aspectos especiais da PC: laboratório, logística, transporte, etc.

Eliana Menabó

Sérgio Compagnoli

Valter F. de Souza

Sonia Dainesi

40

07-10

Altana Pharma

Da planta ao fitoterápico: pesquisa com plantas, desenvolvimento de fitoterápicos

Elisaldo Carlini

Helvo Slomp Jínior

Marcio Ghiu

25

(*) Evento organizado pela FURP, mas os sócios da SBMF foram convidados e alguns realmente compareceram ao evento.

Alguns pontos a destacar 

  • Todos os eventos na Altana Pharma tiveram coquetel e sorteio, graças a patrocinadores, sem qualquer custo para  a entidade. Ao contrário, o patrocínio  permitiu entrada financeira em todos os eventos.
  • Sorteamos livros, almoços, estadias e viagens. Demos brindes, inclusive pelos 30 anos da SBMF.
  • O aniversário da sociedade foi festivo e gerou uma noticia com fotografia na Revista do Grupemef. 

Em 2002/2003, diferentes comunicações

Durante o período de 2000 até 2003, aos sócios foram enviadas mensagens semanais ou quinzenais com caráter informativo variado (denominados "boletins"). Continham avisos de eventos ou eram notícias de outros fatos relativos à atividade profissional.

Revista "Cadernos de Medicina Farmacêutica"

No início de 2002 foi criada e editada a primeira revista brasileira da especialidade, denominada  "Cadernos de Medicina Farmacêutica" que, até 2003, teve 4 números bancados por patrocinadores.  Embora a revista tenha sido muito apreciada, os custos operacionais eram elevados devido à
tiragem limitada e foi substituída pelo web site.

Com a inauguração do web site, as informações são publicadas neste, com emissão de uma  mensagem (tipo "info") estimulando os associados a visitar o web site para se inteirar do conteúdo.

Mudança dos estatutos, referente ano fiscal.

Resolvida questão junto ao CRM gerada pela reclamação dos farmacêuticos (cartas do CRF ao CRM)  no sentido de temer uma “invasão” da especialidade sobre o campo do farmacêutico.

Auditoria na documentação da entidade.

I ENCONTRO  de SAC DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA  em parceria com Febrafarma, realizado no ESPAÇO SOLAR (Av. Morumbi – São Paulo) em 10 de junho de 2003.

Principais eventos gratuitos e noturnos da SBMF em 2003 (todos na Altana Pharma)

DATA

TEMA

APRESENTADORES

09-03

Novas oportunidades da atividade médica

Dr Celso Sustovich (Schering-Plough.

Dr. Luiz Carlos Monteiro

09-04

Pondo em prática a farmacoeconomia

Dra Alessandra Amaral Calabró.

Dra Marcia Kayath

Dra Suely Siqueira

Dra. Sonia Dainesi

15-05

Questões atuais sobre medicamentos genéricos

Dra Vera Valente

Dra. Silvia Storpirtis

Dr. Eduardo Abib Jr

06-08

Pesquisa de medicamentos antiinfecciosos –Aspectos  atuais

Dr. Wilson Follador
Dr. David Lewi

Dr.  João Silva de Mendonça

Dra Sonia Dainesi

 

03-09

Novas condutas em Oncologia

Josafá Silva

Dr. Marcos Nascimento

Dr. Cid Gusmão

 

EVENTOS GRATUITOS (NOTURNOS) EM 2004

Foram realizados 3 encontros gratuitos todos na Altana Pharma. Um deles foi REDAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE TEXTOS MÉDICOS, em 18/08/2004, com patrocínio do Jornal Brasileiro de Aids (Dr. Francisco Engelke).

EVENTOS GRATUITOS (NOTURNOS) EM 2005

Foram realizados 3 eventos no auditório do Sindusfarma

  • 19/04/2005: MARKETING FARMACÊUTICO: A REALIDADE BRASILEIRA com patrocínio de Biopharma (Fabio De Fini)

  • 29/06/2005:ATUALIDADES SOBRE OS SIMILARES, com patrocínio de Paris & Paris

Eventos e cursos

  • I e II Curso Gerenciando Habilidades em Pesquisa Clínica  (2004 e 2005)

GESTÃO 2006/2007

25 a 27 de setembro de 2006

Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.

3rd Latin American Congress of Clinical Research que teve a contribuição de diversos palestrantes de renome internacional além de expoentes nacionais e cujo resultado mais evidente foi a inscrição de diversas centenas de participantes e o prestígio de dezenas de expositores. 

Cerca de 500 presenças (sendo 411 registrados ao lado de cerca de outros 90 incluindo palestrantes e expositores) além de 22 empresas expositoras

23 e 24 de novembro de 2006

XXXII Congresso da SBMF
Hotel Blue Tree Nações Unidas

- Parceria com DIA (Drug Information Association) para o III Congresso Latinoamericano de Pesquisa Clínica DIA/SBMF.

- Participação no Conselho Editorial em Medicina Farmacêutica da Revista da AMB.

- Cursos para gerenciamento de pesquisa clínica.

- Participação dos diretores no I Tailler de Investigación Clinica de Paraguay (Faculdade de Medicina do Paraguai).

- Parceria com Sindusfarma para Encontros Multidisciplinares Bimestrais e outros projetos.

- Maior relacionamento com a International Federation of Associations of Pharmaceutical Physicians (IFAPP) e com DIA.

Renovação e atualização constante do website.

Conquista de uma cadeira no Comitê Executivo da International Federation of Associations of Pharmaceutical Physicians – IFAPP.

Realização e implementação de consultoria especializada sobre  identidade e caminhos futuros da SBMF.

Em 2006, houve mudança dos estatutos tanto para obedecer à alteração nas exigências legais para as associações como para adequá-los a evolução das instituições sociais. O aspecto mais expressivo foi permitir a associação de outros profissionais além dos médicos.

FOLDER INSTITUCIONAL

2006 – Graças ao trabalho dos diretores e das secretarias (executiva e administrativa), como gasto mínimo no tocante à produção, foi produzido um folder institucional que atende a uma antiga necessidade de divulgação da entidade.

Encontros Bimestrais Multidisciplinares realizados em 2006, no auditório do Sindusfarma

N

Nome

Data

Patrocinador

1

Pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos no Brasil

15/03/2006

Cristália Indústrias Farmacêuticas

2

Certezas e polêmicas em farmacoeconomia

25/04/2006

Axia.bio

3

Ferramentas e estratégias para evolução pessoal

08/06/2006

Asset

4

Pesquisas clínicas para produtos cosméticos e farmacêuticos de uso tópico

24/08/2006

LAL Clínica

5

Enfoque jurídico na pesquisa clínica e na  farmacovigilância / SAC

24/10/2006

Approbato Machado Advogados

ANO DE 2007

Em março de 2007, nova coordenadora da CONEP recebe a diretoria para entrevista sobre missão, visão, valores e o trabalho da sociedade.

Em março de 2007, SBMF apresenta proposta de melhorias da Pesquisa Clínica no Brasil perante o III Seminário sobre Política de Medicamentos no Brasil, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

I CURSO DE PESQUISA CLÍNICA, PARCERIA DA SBMF E ANVISA

Em Brasília, nos dia 03 e 04/05/2007, ocorreu o I Curso de Pesquisa Clínica, fruto importante da parceria entre SBMF e ANVISA. Participaram 55 profissionais que atuam nas diversas gerências da instituição.

De: Granville Garcia de Oliveira [mailto:Granville.Garcia@anvisa.gov.br]
Enviada em: sexta-feira, 4 de maio de 2007 17:34
Para: kesselring@uol.com.br
Assunto: Agradecimentos I Curso de Pesquisa Clínica

Exmo Sr. Dr. Gustavo Kesselring
Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica

 

Prezado Dr. Kesselring:

Em nome da ANVISA, quero agradecer a realização, em Brasília, do I Curso de Pesquisa Clínica, uma parceria da SBMF e ANVISA, nos dia 03 e 04 de maio de 2007. Os 55 participantes de diversas gerências foram unânimes em classificar o evento como de grande importância e grande propriedade na escolha de temas. A elevada qualidade e didática dos palestrantes foram tônicas predominantes na opinião da audiência. Outro aspecto de grande relevância foi que o fato que o evento reuniu, pela primeira vez, interlocutores de diversas áreas, como a academia, as CROs, laboratórios, o setor regulador, entre outros. Foi proposto, ainda, que tal curso seja tornado periódico, com a agregação de outros temas de interesse crucial para todos que militam na área. Assim sendo, mais uma vez, quero agradecer a realização deste belíssimo evento.

 

Brasília, 04/05/2007

Atenciosamente,
Granville Garcia de Oliveira

ARTIGOS SOBRE A SBMF E RELAÇÃO COM AMB

Dois artigos sobre a SBMF e suas atividades foram publicados no JORNAL ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA (JAMB) e representam recentes frutos da visita feita à sede da instituição, no dia 27/07/2007 pela diretoria da SBMF que foi recebida pelo presidente, Dr. José Luis Gomes do Amaral – Presidente da AMB e Dr. Aldemir Humberto Soares, 1º secretário da AMB. Resultados práticos: 

  • Matérias preparadas pela SBMF terão acolhida tanto na RAMB (o que já vinha acontecendo) como no JAMB que atinge um número muito maior de profissionais leitores.

  • Indicados pela SBMF poderão ter participação em câmaras técnicas  da AMB

  • Associados da SBMF poderão participar na autoria de módulos referentes a Medicina Farmacêutica para programas de pós-gradução.

  • A SBMF poderá fazer parte da comissão nacional que estuda propostas para atualização da Declaração de Helsinque.

Os artigos podem ser lidos no número de setembro/outubro do JAMB, páginas 29 e 30 ou podem ser vistos no site da entidade http://www.amb.org.br/inst_jamb_set_out07.php3.

JORNAL DA ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA, número de setembro/outubro de 2007, pgs 28 e 29 respectivamente, duas matérias sobre a SBMF.

27 a 29 de setembro de 2007

4th LATIN AMERICAN CONGRESS OF CLINICAL RESEARCH SBMF/DIA

Com grande número de palestrantes estrangeiros, muitos deles fazendo parte dos quadros diretivos da IFAPP - International Federation ofAssociations of Pharmaceutical Medicine, da Drug Information Association - DIA, do FDA - Federal Drug Administration e da EMEA - European Medicines Agency.

Na verdade, ocorreu um evento duplo pois no dia 27 também se realizou o XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica – SBMF,  no mesmo Centro de Convenções do Hotel Maksoud Plaza, onde se realizou o 4th Latin American Congress of Clinical Research SBMF/DIA.

Houve mais de trinta expositores nacionais e internacionais. Diversos deles trouxeram profissionais da suas casas matrizes ou de outras subsidiárias, dada a grandiosidade do encontro. O espectro de expositores também se ampliou, inclusive pela presença de centros de pesquisa independentes ou ligados às instituições de ensino.  

Foram exibidos 9 pôsteres e o prêmio coube a bióloga Helena S. Paschoale que é Coordenadora de Estudos Clínicos do HC de São Paulo e ganhou viagem aérea mais a inscrição no 5th Latin American Congress of Clinical Research de 19 a 21 de novembro de 2008, em Buenos Aires, Argentina, organizado pela DIA e Samefa.  

HIGHLIGHTS BILINGUE

Foi elaborado um folder bilingue (tamanho A4 com 4 páginas) contendo resumos das principais apresentações do evento. Enviada pelo correio aos sócios, a peça foi elogiada pelos patrocinadores.

Dia 28/11/2007.
Reunião com Dr. Ciro Mortella, presidente da Febrafarma, na sede desta entidade.
Definiu as possibilidades de parceria entre as duas entidades.

Dia 05/12/2007
Reunião com Dra Gysélle Tannous e Dr. Dalton Luiz de Paula Ramos, representando a direção da CONEP, no Rio de Janeiro. Neste encontro foram definidos os temas de maior interesse a serem discutidos no 6º Fórum dos CEPs do Estado de São Paulo, a ser realizado em 2008 e que já estava sendo planejado.  

Fóruns dos Comitês de Ética em Pesquisa do Estado de São Paulo: em 2008 se realizou a 6ª edição deste evento que sempre teve centenas de participantes. Com exceção do primeiro, os demais ocorreram no CC Rebouças, em São Paulo.

ENCONTROS BIMESTRAIS MULTIDISCIPLINARES DE 2007

N

Nome

Data

Patrocinador

1

Planejamento de carreira e empregabilidade

28/02/2007

CROPHARMA – CAPTATIVA

2

Pesquisa clínica em crianças e adolescentes,  conservação de imunobiológicos.

25/04/2007

TECNOCOLD – EXPRESS

3

Análise de desfechos em saúde - Bancos de dados da vida real.

13/06/2007

AXIA.BIO   ISPOR BRASIL -

4

Acelerando as pesquisas com delineamentos adaptativos (aplicações e discussão de  casos)

17/10/2007

SEGMENTO FARMA

5

Estudos epidemiológicos: avanço no conhecimento científico  fundamental  para  o marketing

11/12/2007

EUROTRIALS

 

ENCONTROS BIMESTRAIS MULTIDISCIPLINARES DE 2008

N

Nome

Data

Patrocinador

1

QUESTÕES ATUAIS E PERSPECTIVAS PARA OS GENÉRICOS

27/05/2008

TRIDENT – Pesquisa clínica

2

INOVAÇÕES E INTERAÇÕES ENTRE FARMACOVIGILÂNCIA E SAC NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

24/06/2008

In – House Call Center e SAC  terceirizados

3

DESAFIOS ENVOLVENDO DIREITO E PESQUISA CLÍNICA

05/08/2008

Approbato Machado Advogados

Para conhecer melhor as realizações da SBMF em 2008, leia a mensagem do presidente.

ALGUNS REGISTROS HISTÓRICOS

1997
- Participação nas reuniões do Mercosul.
- Participação das discussões que levaram às resoluções 251 de 1997

1996
- Assessoramento da Abifarma/Sindusfarma em assuntos regulatórios
- Participação das discussões que levaram à resolução do CNS R 196 de 1996
- Primeiro Curso de Farmaeconomia.

1995. CURSO INTERNACIONAL DE BOAS PRÁTICAS EM PESQUISA CLÍNICA
Teve 450 participantes no Hotel Ca D'Oro, com palestrantes procedentes da empresa Rostrum (Reino Unido), especializada em treinamento de pesquisa clínica.

1993-1994
- Contribuição para instituição da portaria 6/95 (elaborada em 1994).
- Assessoramento da Interfarma em questões patentárias.

1993
A Abifarma divergiu do Presidente Itamar Franco devido decreto sobre marca e princípio ativo na embalagem e ele passou só a atender a diretoria da SBMF para este tema, onde contribuiu muito para a evolução da legislação.

1987
Julio Cassoi (Presidente da ABMAIF) é convidado para a Comissão Nacional de Avaliação Técnica de Medicamentos (CONATEM), na qualidade de representante da ABMAIF, Expatriou-se foi substituído pelo Dr. Sidney Brito Costa. Posteriormente, outros presidentes participaram da comissão.

10 a 12-04-1986 XII Congresso Brasileiro no Holiday Inn Crowne Plaza Hotel - São Paulo.
Ano especial pelo julgamento do título de especialista pela comissão constituída para este fim.

14 a 23-05-1985 Curso de Marketing Farmacêutico, seis sessões noturnas.

2-04-1984. É INAUGURADA A NOSSA SEDE.

13 a 17-04-1983. IX Congresso Brasileiro Hotel Estância Barra Bonita.
Julho de 1983, aquisição da sede própria, à Rua Pamplona 788 - s. 32.

1982 Estudos visando o TÍTULO DE ESPECIALISTA

1979
- Começa a participação na Câmara Técnica de Medicamentos do Ministério da Saúde.
- A Folha Médica inicia a publicação dos fascículos do 1° Curso de Farmacologia Clínica,

14 a 18-04-1976 II Congresso Brasileiro: Clube dos 500 - Guaratinguetá. A partir de então os congressos passam a ser anuais.

1975 Contribuição brasileira para a fundação da "International Federation of Associations of Pharmaceutical Physicians" (IFAPP) no evento de Second International Meeting of Medical Advisers in the Pharmaceutical Industry realizado em Florença, Itália.

08 a 14-09-1974 Patrocinou a vinda do Prof. Max Hamilton, da Universidade de Leeds em Londres, que ministrou dois cursos no III Congresso Brasileiro de Psiquiatria, realizado no Copacabana Palace, Rio de Janeiro, "Metodologia Básica na Avaliação de Drogas em Psiquiatria" e "Uso de Escalas em Psiquiatria"

31-10 a 03-11-1974 1o. Congresso da ABMAIF: HOTEL BRADESCO na cidade de GUARATINGUETÁ (CLUBE DOS 500) Tema: Direito Humano à Saúde. Palestra de abertura pronunciada pelo presidente da AMB, Dr. Pedro Kassab.

1974-1975 Contribuição para a redação dos estatutos da International Federation of Associations of Pharmaceutical Physicians (IFAPP).
Os 12 países que tinham associações de Médicos Assessores e que participaram deste projeto foram Argentina, Bélgica, Brasil, França, Alemanha, Holanda, Índia, Itália, Japão, África do Sul, Suécia e o Reino Unido.

1973
- "I Curso sobre Bio-estatística e Metodologia de Ensaios Clínicos" em São Paulo.
- Criação da Regional da ABMAIF na Guanabara com sede junto à Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro.

17-06-1972 No D.O. do Estado de São Paulo, pg 31, artigo "ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS MÉDICOS ASSESSORES DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA - Extrato dos Estatutos".

12-06-1972 Primeiro evento da ABMAIF: MESA-REDONDA SOBRE DEPENDÊNCIA A DROGAS.
Noticiada no Diário da Noite.

03-04-1972 Aprovação dos estatutos no Restaurante Bayuvar, Av. Santo Amaro - São Paulo.
Eleita a primeira diretoria.
Participação de associados da ABMAIF no evento "International Meeting of Medical Advisers in the Pharmaceutical Industry" (IMAPPI) realizado em Londres (Ruderico P.C. Moraes).

15 a 17-11-1972 "I ENCONTRO BRASILEIRO DE FARMACOLOGIA CLÍNICA" no "Clube dos 500".

18-12-1971 Começam primeiras reuniões em almoços. Consolida-se a idéia da criação da Associação Brasileira dos Médicos Assessores da Indústria Farmacêutica - ABMAIF.

DESTAQUES

1. I ENCONTRO BRASILEIRO DE FARMACOLOGIA CLÍNICA

O primeiro grande encontro da ABMAIF não foi o congresso de 74 mas o chamado "I ENCONTRO BRASILEIRO DE FARMACOLOGIA CLÍNICA" que se realizou nos dias 15 a 17 de novembro de 1972 no "Clube dos 500".

Sobre este evento temos o Boletim No 4 que, em verdade, é uma separata da revista "A Folha Médica" de Junho de 1973, páginas 147 a 158. Escrito por E. Carvalho Neto, (que é o diretor do Boletim), o texto informa que foram realizadas conferências e seminários.
As conferências abordaram temas da bioestatística e uma apresentação detalhada da BIREME.

Os seminários contaram com 16 (dezesseis, mesmo!) grupos de colegas que discutiram e apresentaram, sob a forma de dinâmica de grupo, 4 diferentes preocupações dentro dos ensaios clínicos que foram: melhora nos padrões, cooperação do investigador, cooperação do paciente e melhora da qualidade das publicações. São citados como líderes destes grupos os colegas Thomas Müller Carioba, Sylvio José Mancusi, Ruderico de Moraes, Elmo Louro, Marcio Falci, Tércio Torres de Sá, Haroldo Amaral Lemos, Ramon Fandiño Filho, José Landulfo, Francisco Borges de Moraes Filho, Matheus Vasconcellos, Sérgio G. A. Bricarello, Milton Danilo Vianna de Lima, Francisco Villas Boas e José Caetano de Figueiredo.

2. Criação da Regional Rio de Janeiro

O mesmo boletim informa "CRIADA REGIONAL DA ABMAIF NA GUANABARA" com sede junto à Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro.
A regional foi criada pelos colegas Carvalho Neto (Ciba-Geigy) e Matheus Vasconcellos (Sarsa). A ABMAIF era presidida por J. N. Sartoretto (Fontoura Wyeth).
Neste item, informa-se também que a ABMAIF foi fundada em São Paulo no final de 1971 em São Paulo.

3. Registro dos Estatutos

O DO do Estado de São Paulo de 17 de junho de 1972 - Sábado (ANO LXXXII - No. 113 - Página 31) contém uma matéria com o título "ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS MÉDICOS ASSESSORES DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA - Extrato dos Estatutos"

Os estatutos foram assinados em 13 de abril de 1972 pelo José Natal Sartoreto, Presidente, e Marcio Falci, Vice-Presidente-Secretário.

4. NOTA EM JORNAL

O Diário da Noite de 12 de junho de 1972 contem uma nota que faz parte, aparentemente, de uma coluna.

A coluna se chama MEDICINA e é assinada por Marcio Falci O título desta nota é "Mesa-redonda sobre dependência a drogas". A pessoa que recolheu este recorte de jornal, datilografou na folha em branco: PRIMEIRO EVENTO DA ABMAIF como também escreveu o nome e a data do jornal acima citados. Participaram da mesa-redonda FG GRAEFF, E CARLINI, R BUENO, JC MADALENA e J PAPROCKI.

5. O 1° CONGRESSO da ABMAIF

Data: 31 de outubro a 3 de novembro de 1974
HOTEL BRADESCO GUARATINGUETÁ (CLUBE DOS 500)

No verso da folha onde consta o programa do 1o. Congresso. está escrita a "Orientação para Inscrições"
- Limitada a 60 participantes
- Taxa de inscrição: Cr$ 950,00 para sócios da ABMAIF e Cr$ 1.350,00 para não sócios.
- Local de inscrição
- Dr. Márcio Falci
- Secretário Geral da ABMAIF
- Rua Tamandaré, 777
- São Paulo, SP.

LISTA DOS PARTICIPANTES DO 1º CONGRESSO DA "ABMAIF"

1. ANDROMACO - Dr. Celso Carlos Machado.
2. BOEHRINGER - Dr. José Luiz D`Avila.
3. BYK - PROCIENX - Dr. Hans Jurgen Walter
4. CYANAMID/LEDERLE - Dr. Antonio Dias.
5. CIRA/GEIGY - Dr. Sergio Traldi, Dra. Marilia Muratori, Dr. José Soly Torres, Dr. João Kiffer Neto, Dra. Laura Roma, Dr. José Goulart Barreto, Dr. Gildo Unger, Dr. Eduardo Carvalho Neto, Dr. Willer Vieria Bittencourt
6. ELI-LILLY - Dra. Maria Cacilda Câmara Lima, Dr. Henrique Barros Barreto
7. ENILA - LUTÉCIA - Dr. Osiris Costeira
8. IMMUNO S.A PROD. BIOLÓGICOS E QUÍMICOS - Dr. Celso Canellas Pires de Melo
9. FONTOURA - WYETH - Dr. Ruderico de Moraes
10. JOHNSON & JOHNSON - Dr. Mauro José Oliveira Macedo, Dr. Tércio Torres de Sá
11. LAFI - Dr. Walter Giacomo Vecchia
12. LABORATIL - Dr. José Roberto Dias Brunini
13. LEPETIT - Dr. Gelson Arantes Lima
14. MERCK S.A - Dr. Getúlio Leonel Rezende, Dr. Julio Rocha Amaral
15. MERCK SHARP & DOHME - Dr. Sylvio Mancusi, Dr. José Luzzi Jr.
16. PFIZER - Dr. Dagoberto de Castro Brandão, Dr. Luiz Miguel Z. Conti
17. RICHARDSON MERRELL - MOURA BRASIL - Dr. Geldo Laffront, Dr. Francisco José Andrade Gomes
18. RECOFARMA - Dr. Paulo Ricardo Silva Franco
19. RHODIA - Dr. Acácio Rubens Manzo
20. ROCHE - Dr. Augusto Queiroz Duarte, Dr. Paulo José Brindeiro
21. SARSA - Dr. Tanus Someson Tauk
22. SANDOZ - Dr. Ricardo Martins
23. SCHERING - Dr. Paulo Hernani Vieira Leal
24. SEARLE FARMAC. DO BRASIL - Dr. Luiz Carlos Criado, Dr. Márcio Falci
25. SYNTEX - PINHEIROS - Dr. Milton Danilo Vianna de Lima, Dr. Orfeu D`Agostini
26. UPJOHN - Dr. Luiz Celso Taques
27. ZAMBOM - Dr. Altino Cattapan
28. NÃO LIGADOS À LABORATÓRIOS - Dr. Naschman Gordon, Dr. Walter Oliveira Neto

Parceiros

  • parceiro
  • parceiro 2
  • parceiro 3