SBMF e APEX: incentivo para investimento no Complexo de Saúde no Brasil

Data: 07/12/2018

A Sociedade Brasileira de Medicina Farmaceutica (SBMF) participou ativamente das discussões do ultimo Forum Invest in Brazil, realizado pela APEX (Brazilian Trade and Investment Promotional Agency) no dia 22 de novembro de 2018 em São Paulo.

 

Luciane Infanti, Diretora de Estratégia da Accenture, apresentou um estudo sobre a estratégia de atração de investimentos estrangeiros diretos no complexo industrial de saúde no Brasil. Este estudo demonstra que existem várias características do nosso mercado que são atrativas aos investimentos, como o tamanho da população e também outros aspectos que trazem barreiras significativas , como por exemplo o arcabouço fiscal e o marco regulatório instável.

 

Também foram discutidos Como a Inovoção tecnológica está mudando a saúde no Brasil e no mundo, com ênfase para a Internet das Coisas, Inteligência artificial, Big Data e analises preditivas.  

 

A tarde iniciou com a moderação pelo Dr. Wellington Briques, Presidente da SBMF, da mesa sobre Como os Avanços na Regulamentação podem Alavancar Investimentos em Saúde no Brasil.  Participaram o Sr. Jaime Oliveira, Diretor de Relações Públicas e Governamentais da Bayer, o Sr. Renato Porto, Diretor de Regulação Sanitária da ANVISA, o Sr. Pedro Binsfeld, Secretario Executivo da CONEP, o Sr. Leandro Pinheiro Safatle, Secretario Executivo da CMED e a Sra. Yara Dumaresq, Secretária Executiva do Ministério da Industria, Comercio Exterior e Serviços (MDIC).

As discussões apontaram diversos avanços nestas agencias em relação a melhoria de prazos para liberação de ações e também áreas aonde poderemos melhorar para que o marco regulatório passe a ser percebido como um aspecto pelo menos neutro na atratividade de investimentos na área da Saúde em nosso pais.

 

O fechamento do evento também foi realizado pelo Dr. Briques, coordenando o workshop sobre o Novo Marco Regulatório do Complexo Industrial da Saúde, com apresentação do Sr. Ricardo Bacelar, Diretor Substituto do Complexo Industrial e Inovação em Saúde do Ministério da Saúde. Foram discutidos os aspectos de melhoria para ampliar o acesso a medicamentos e produtos para a saúde, que são estratégicos para o SUS, através do fortalecimento do complexo industrial e também o financiamento do desenvolvimento nacional para reduzir custos de aquisição de medicamentos e insumos importados e o desenvolvimento de novas tecnologias.

 

A SBMF agradece a oportunidade de contribuir para o a evolução do conhecimento demonstrado durante o Fórum, principalmente à Sra. Márcia Nejaim, Diretora de Negócios da APEX, Sr. Ricardo Santana, Gerente de Investimentos da APEX e a Sra. Maíra Leite Rezende, Coordenação de Investimentos na APEX .  Esperamos expandir nossa parceria em breve.

Comentários

Parceiros

  • parceiro